sábado, 27 de dezembro de 2008

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Interacção no tempo e no espaço

“A interacção no tempo e no espaço”
“A vida social está dividida em zonas no tempo e no espaço. Tome-se o exemplo de uma residência particular. Uma habitação moderna está dividida em quartos, corredores e pisos, se houver mais que de um andar.
Estes vários espaços da casa não só são áreas separadas fisicamente, como também áreas demarcadas no tempo. A sala de estar e a cozinha são normalmente usadas durante o dia, enquanto os quartos o são à noite. A interacção que tem lugar nestas várias áreas é delimitada simultaneamente por divisões de tempo e de espaço. Algumas zonas de casa formam as áreas de retaguarda, na medida em que as «actuações» têm lugar noutras. Por vezes, toda a casa pode transformar-se numa área de retaguarda”. Giddens, A. (2004).
Comente o texto enquadrando a interacção social no espaço e no tempo.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Interacção Social (video)

Interacção Social

Texto “Quando duas ou mais pessoas, desconhecidas entre si, se cruzam por breves momentos, ao entrarem, por exemplo, no mesmo elevador, em regra tomam uma atitude corporal e, durante o percurso, fixam o tecto, o chão ou a porta, procurando evitar que os olhares se cruzem por mais de um instante. De outro modo, a situação arrisca-se a tornar-se bastante constrangedora ou então desencadeia-se uma passagem para outro tipo de processo interactivo. É claro que a situação muda de figura se surge dois conhecidos. Nesse caso cumprimentam-se, trocam impressões, olham-se directamente de forma prolongada, com toda a naturalidade. Além disso, podem conversar ao longo de alguns minutos sem prestar grande atenção às outras pessoas que ocupam em simultâneo aquele espaço confinado. Dentro de certos limites temáticos falam um com o outro, como se não estivesse ali mais ninguém, ignorando as outras pessoas presentes. Isto é, comportam-se como se tivessem construído à sua volta uma redoma social da qual os outros estão excluídos”. Costa, A. F. (1994). Sociologia. Lisboa: Difusão Cultural.