sábado, 27 de setembro de 2008

A Moda como Fenómeno Social Total

A Moda enquanto fenómeno social total
Com o passar do tempo, a moda tem vindo a influenciar cada vez mais as gerações actuais. Hoje, mais do que nunca, assistimos à obsessão das pessoas pela imagem, o que faz com que todas pareçam iguais, autênticas cópias e clones umas das outras. A variedade e a inovação dos designers actuais tornam as suas criações mais atractivas para os mais variados tipos de público. Os media têm um papel fundamental na divulgação das novas tendências e das marcas, através da publicidade televisiva, radiofónica e em acontecimentos sociais dirigidos aos consumidores, como por exemplo, desfiles de moda. Na maioria da vezes as marcas são promovidas por figuras públicas de todos os campos sociais, em anúncios e telenovelas, como por exemplo, “Morangos Com Açúcar”. O elevado capital envolvido, quer na produção das peças, na mão-de-obra qualificada e/ou explorada, quer na divulgação das marcas através da publicidade transmitida pelos meios de comunicação. Este fenómeno não tem só repercussões positivas. As relações entre as pessoas podem e são afectadas por esta “corrida” global atrás das novas tendências. Por exemplo, num grupo de amigos é frequente os elementos tentarem afirmar-se segundo o que vestem e calçam, garantindo a sua superioridade e o seu estatuto perante os pares.

Realizado por Rita Tavares, Raquel Barata, Laura Couto e Diana Gomes

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