quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Multiplicidade de Papéis

Texto n.º 1
Nesta altura da vida, já não sei mais quem sou.
Na ficha do médico, apareço como Cliente.
No restaurante, sou freguês.
Quando alugo uma casa, viro Inquilino.
Na condução, sou Passageiro.
Nos correios, sou remetente.
No supermercado, sou consumidor.
Para a Receita Federal, sou contribuinte.
Com o prazo vencido, sou inadimplente, se não pago, sou sonegador.
Para votar, sou eleitor; mas, no comício, sou massa.
Em viagem viro turista.
Na rua, caminhando, sou pedestre, e se me atropelam, viro acidentado.
No hospital, me transformo em paciente. Para os jornais, sou vítima.
Se compro um livro, viro leitor.
Se ligo o rádio, sou ouvinte.
Para o Ibope, sou espectador.
No futebol, eu, que já fui torcedor, virei galera.
E, quando morrer, ninguém vai se lembrar do meu nome:
Vão me chamar de Finado, Extinto, Defunto e, em certos círculos, até
De Desencarnado.
E, o pior, para o Governo eu sou um imbecil...

Texto n.º 2
O mundo inteiro é um palco.
Todos os homens e mulheres não passam de actores,
Têm suas entradas e suas saídas;
E em sua vida um homem desempenha muitos papéis:
Seus actos têm sete idades. Primeiro a criança,
Gritando e babando nos braços da ama.
Depois o escolar, com a sua pasta
(…) vai rastejando como um caracol
De má vontade para a escola. E depois o apaixonado
Suspirando (…), com uma balada triste
Composta (…) para a sua namorada. Mais tarde um soldado,
(…) Zeloso da honra e violento e rápido na luta
(…) E depois a vez do juiz
(…) De olhos severos e barba de corte formal.
Cheio de sábios refrões e exemplos modernos;
E assim representa o seu papel. A sexta idade se transforma
Em calças largas e chinelos,
Com óculos no nariz e a bolsa do lado.
(…) A última cena de todas,
Que pões fim a esta estranha história cheia de acontecimentos,
É uma segunda infância e um simples esquecimento.
Sem dentes, sem olhos, sem paladar, sem nada.
Shakespeare
Pedido: comente os dois textos, tendo em atenção os seguintes aspectos
 A multiplicidade de papéis;
 Estatutos atribuídos e estatutos adquiridos;
 Interacção social e jogo entre papéis e estatutos sociais

Sem comentários: