domingo, 18 de janeiro de 2009

A Ordem e o Controlo Social

Instituições Sociais e Processos Sociais
A Ordem e o Controlo Social
Nas últimas décadas, assistiu-se a mudanças marcantes nos padrões culturais. Por exemplo, através da conceptualização do que é saudável, da etiquetagem de situações e comportamentos, promove-se uma visão particular da realidade que constrange as pessoas a verem o mundo de uma forma específica.
A regulamentação de comportamentos estende a sua influência a inúmeros aspectos da vida diária: exercício físico, tempo de sono, relações interpessoais, tempos livres, tipo de corpo, etc. enfim, grande parte dos nossos actos é subtilmente regulada. Amin Malouf (1998). As Identidades Assassinas (adaptado).
Primeiramente devemos definir ordem social e controlo social.
A ordem social consiste na tentativa de que todos os indivíduos de uma sociedade ajam em conformidade com os valores, normas, regras, e padrões culturais previamente estabelecidos. Caso tal não aconteça entra em acção o controlo social, que como o próprio nome indica, pretende controlar os comportamentos anómicos da sociedade, que podem ser desviantes, ou seja, comportamentos extremamente graves, que não se podem controlar, e os não conformistas que não são graves e se podem controlar, e ainda os comportamentos nómicos ou conformistas que actuam em conformidade com as normas, regras, valores e padrões sociais.
Para tal, temos sanções positivas ou negativas, sendo que as primeiras actuam sobre os comportamentos nómicos pois consistem em recompensas, e as últimas actuam sobre os comportamentos anómicos visto estas serem de carácter negativo, ou seja, castigos. Estes últimos podem sofrer sanções numa vasta escala que poderá ir de um simples conselho até à pena de morte.
De focar ainda que o controlo social está dividido em: controlo legal e judicial, controlo psicológico e controlo físico.
Como tal, podemos concluir que a ordem social e o controlo social interagem de forma a controlarem as mudanças existentes na sociedade, como podemos verificar nas seguintes frases do texto “ A regulamentação de comportamentos… é subtilmente regulada.”
Texto n.º 1: “O marcador de sala” – «Figura castiça, hoje desaparecida nos usos portuenses – como também já desapareceu a maioria das castiças salas de baile – era o marcador de sala, uma espécie de fiscal dos bons costumes, que queria sempre o “maior respeito” na casa, porque “isto é um baile decente, só para sócios e familiares”.
Claro que só metade é que era verdade, e isto porque toda a gente podia entrar no baile que por norma era a pagar, mas como a polícia só permitia que funcionasse para sócios, e como sócios eram só considerados os homens, porque as senhoras eram as “convidadas”, já todos sabíamos o truque a utilizar para legalizar a questão: levar uma fotografia tipo passe e, à entrada, passar pela secretaria para preencher a ficha de candidato a sócio, que preenchida, ficava na mesa da direcção para aprovação. Se a polícia aparecesse para fiscalizar estava tudo legal e toda a gente era sócia, ainda que alguns só o seriam, quando aprovados na primeira reunião de direcção que se viesse a efectuar. À saída era só recolher a fotografia, rasgar a proposta e tudo voltava ao normal, para repetir da próxima vez (…)». Fundação para o Desenvolvimento Social do Porto (2005). Um Porto de Memórias. Vidas em Campanhã.
Pedido: elabore um comentário sobre o texto tendo em conta os antigos costumes portuenses, relacionando com os processos de controlo social.
Texto n.º 2: Tendo em conta todos os actos realizados ao longo do dia comum de cada um de nós, desde que nos levantamos até que nos deitamos (em casa, na rua, na escola, no café, no metro, no autocarro, etc.), procura identificar as regras de comportamento que orientam cada um desses actos e as correspondentes sanções a que estão sujeitos. Regista todas essas informações numa grelha de observação idêntica a esta e compara-a com as dos teus colegas, procurando as semelhanças e as diferenças.
Comportamentos Normas Sociais Sanções
Positivas Negativas

Sem comentários: