terça-feira, 14 de outubro de 2008

A Investigação Social

A Investigação Social
Estratégia de Investigação: é seguir um procedimento reflectido, não aleatório, de modo que a estratégia utilizada se adeqúe ao estudo a realizar; é encontrar um método de trabalho que nos facilite o esclarecimento do real; é um projecto de trabalho em que a escolha, elaboração e organização dos processos de investigação variem com a pesquisa que em concreto queremos fazer.
Investigação Social: pode incluir trabalhos muito diferentes que irão desde pequenas investigações que permitam com mais nitidez conhecer determinados fenómenos sociais até investigações em profundidade que contribuam para fazer progredir os quadros conceptuais das ciências sociais. No entanto, o rigor posto em qualquer destes tipos de investigações deve ser o mesmo.
As etapas do procedimento (segundo Gaston Bachelard): resumiu o processo científico em algumas palavras: “o facto científico é conquistado (sobre os preconceitos), construído (pela razão) e verificado (nos factos) ”.
Principais estratégias de investigação: a) Intensiva (estudo de caso), quando se estuda um fenómeno em profundidade; b) Extensiva (estudo quantitativo), quando se tem em conta a quantidade de elementos, que se obtém sobre o fenómeno em estudo; c) Investigação-Acção (o investigador é também um dos indivíduos objecto de estudo), o investigador participa, com os investigados, na procura de soluções para o problema.
Público-alvo: constitui o conjunto de indivíduos sobre os quais assenta a nossa investigação.
Universo: é a totalidade dos indivíduos que constituem o nosso público-alvo.
Amostra: é um subconjunto do universo.
Na recolha da amostra podem ser utilizados dois métodos: a) Aleatório ou probabilístico; b) Quotas.
Método Aleatório: consiste em tirar ao acaso do universo o subconjunto ou amostra que irá “representar” a totalidade, que é impossível inquirir.
Método das Quotas: visa construir uma amostra que seja um “modelo” do universo, mas que importa, que respeite, a sua própria estrutura.
Etapas da Investigação
As etapas do procedimento:
 1.ª Etapa: A pergunta de partida. Formular a pergunta de partida, tendo o cuidado de respeitar:
o As qualidades de clareza
o As qualidades de exequibilidade
o As qualidades de pertinência
 2.ª Etapa: A exploração.
o As leituras: a) Seleccionar os textos; b) Ler com método; c) Resumir; d) Comparar – os textos entre si; os textos com as entrevistas
o As entrevistas exploratórias: a) Preparar-se para a entrevista; b) Encontrar-se com os peritos, testemunhas e outras pessoas implicadas; c) Adoptar uma atitude de escuta e de abertura; d) Descodificar os discursos
 3.ª Etapa: A problemática.
o Fazer o balanço das leituras e das entrevistas
o Estabelecer um quadro teórico
o Explicar a problemática retida
 4.ª Etapa: A construção
o Construir as hipóteses e o modelo, precisando:
 As relações entre os conceitos
 As relações entre as hipóteses
o Construir os conceitos, precisando:
 As dimensões
 Os indicadores
 5.ª Etapa: A observação
o Delimitar o campo de observação
o Conceber o instrumento de observação
o Testar o instrumento de observação
o Proceder à recolha das informações
 6.ª Etapa: A análise das informações
o Descrever e preparar os dados para a análise
o Medir as relações entre as variáveis
o Comparar os resultados esperados com os resultados observados
o Procurar o significado das diferenças
 7.ª Etapa: Conclusão
o Recapitular o procedimento
o Apresentar os resultados, pondo em evidência:
 Os novos conhecimentos
 As consequências práticas

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