quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Modos de produção da informação em Sociologia

Modos de produção da informação em Sociologia – Técnicas
Dois processos para obter informação
 Partindo da Documentação já existente sobre o problema em causa
 Partindo da Observação dos fenómenos a estudar
Documento: é todo o objecto, escrito ou não escrito, que nos permite retirar informações sobre determinado fenómeno. O documento pode ser um texto escrito, um gráfico estatístico, um quadro, um filme, uma série televisiva ou o resultado de uma conversa.
Análise de conteúdo: é uma técnica que permite identificar ideias comuns relativamente a diversos tópicos no discurso dos entrevistados, nas notícias veiculadas pelos órgãos de informação, etc., a fim de lhes conferir um significado.
Observação: o conjunto das operações das quais o modelo de análise é confrontado com dados observáveis.
Tipos de observação: a) Directa – Observação participante – o investigador procede directamente à recolha de informações sem a intervenção dos observados. O que observa, como observa e interpreta os dados depende só do investigador; b) Indirecta – Observação não participante – o investigador dirige-se aos sujeitos para recolher a informação desejada. Os dados são obtidos indirectamente por meio de entrevistas ou inquéritos por questionário.
A Observação participante divide-se em: a) observação-participação – reportagem, reuniões, conferências, etc.; b) participação-observação – pode ser observação introspectiva e observação directa do objecto de estudo.
A Observação não participante pode assumir: a) Entrevista – é um procedimento de recolha de informações que utiliza a forma de comunicação verbal. Pode assumir as formas de: estruturadas, semi-estruturadas e não estruturadas ou directivas, semi-directivas e não directas; b) Inquérito por questionário – consiste em apresentar um conjunto predeterminado de perguntas à população ou a uma amostra representativa dessa população que constitui o universo.

Sem comentários: