terça-feira, 7 de outubro de 2008

Noções e problemas sociológicos

Problemas sociológicos e regularidades sociais
A palavra “social” tem vários significados. Por exemplo, é o caso de vida social, significando “a vida em conjunto”.
Pode também utilizar-se o vocábulo “social”, que em sentido restrito identifica-se com situações relacionadas com os indivíduos, que socialmente, são mais desfavorecidos.
Assume ainda um outro significado, este mais identificado com o utilizado pela Sociologia. Neste caso, “social” refere-se à globalidade da sociedade e aos processos que dela decorrem.

O social e o sociológico
Não se deve confundir as duas expressões: social e sociológico.
“Social” refere-se a tudo o que é característico da vida em sociedade, sendo por isso, mais abrangente e generalista.
Entende-se que o fenómeno social pode ser analisado de acordo com a perspectiva de abordagem várias ciências específicas. Assim, se um fenómeno social for analisado sob a perspectiva da Sociologia, ele será um fenómeno sociológico, ora, esse fenómeno pode ser também, analisado sob a perspectiva da Economia, da Demografia, da Política, etc.

Teorias e meios de investigação
Noções:
“Teoria” entende-se como um enunciado que, tendo em conta as premissas de partida, explica e “encaixa” as situações reais. Quer isto dizer que o cientista constrói um “discurso analítico” que explica a realidade e permite prever a sua evolução.
“Estratégias de investigação” entende-se o processo de selecção de técnicas de pesquisa adequadas ao trabalho que vamos fazer, o controlo da sua utilização dos resultados obtidos depois de decidir, em função do objectivo do seu trabalho, se quer realizar um trabalho de investigação sobre uma grande população, procurando as tendências gerais dos seus comportamentos ou se quer realizar um trabalho em profundidade sobre uma amostra reduzida mas representativa da população.
“Técnicas” considera-se o conjunto de processos operativos ou operações simples, que nos permitem pesquisar algo.

Sem comentários: