terça-feira, 28 de outubro de 2008

Socialização e Cultura

Socialização e Cultura
“A andorinha faz o seu ninho da mesma forma como há milhões de anos; o castor faz as suas “barragens” utilizando os mesmos processos desde o seu aparecimento na terra; o leão caça da mesma maneira desde que surgiu à face do mundo. Nunca quaisquer destes animais aprenderam a fazer o seu ninho, as suas “barragens” ou até o simples andar. Nascem “aprendidos”, actuam e comportam-se por aquilo que se denomina instinto.
O Homem, pelo contrário, quando nasce começa do nada. Nasce “nu”. Tem de aprender tudo e tem de ir, a pouco e pouco, integrando-se no que o rodeia. Vai revestindo a sua “nudez” paulatinamente”. – Mesquitela Lima, A. Introdução à Antropologia Cultural.
1 - Explicite em que consiste o processo de socialização.
2 - Cada sociedade terá apenas uma cultura?
3 - Como se diferencia a socialização da doutrinação ou da lavagem ao cérebro?
Socialização: é o processo através do qual as crianças, ou outros novos membros da sociedade, aprendem o modo de vida da sociedade em que vivem. Este processo constitui o principal canal de transmissão da cultura através do tempo e das gerações.
Cultura: é um conjunto complexo e articulado de normas, crenças e valores que condicionam o horizonte espiritual dos seres humanos, bem como as realizações técnicas do grupo, conferindo a cada sociedade o seu aspecto original.
Elementos da cultura: a) Materiais; b) Imateriais ou espirituais

Sem comentários: